Mestrado Acadêmico
Publicado: 26/07/2017 - 14:15
Última modificação: 04/12/2024 - 10:18
No mestrado acadêmico, uma dissertação sobre um projeto de pesquisa é desenvolvida pelo(a) estudante em uma das linhas de pesquisa e grupos de pesquisa do PPGQUI-UFU, sob a orientação de um(a) dos(as) docentes credenciados(as) no PPGQUI-UFU.
O curso de Mestrado do PPGQUI-UFU tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses. A composição curricular do curso perfaz um total de 20 créditos, assim distribuídos:
- 4 créditos em disciplinas obrigatórias (PQ108: Seminários Gerais da Pós-Graduação);
- 8 créditos em disciplinas optativas;
- 8 créditos em “Dissertação de Mestrado”.
- Ainda: créditos em disciplinas cumpridos, mais as disciplinas ED001: Estágio de Docência na Graduação I, obrigatória para mestrandos bolsistas CAPES, e a PRO001: Proficiência em Língua Estrangeira - Inglês), são pré-requisitos para a qualificação.
Conceitos:
- "A" - Excelente - 90 a 100% de aproveitamento; com direito a crédito
- "B" - Bom - 75 a 89% de aproveitamento; com direito a crédito
- "C" - Regular - 60 a 74% de aproveitamento; com direito a crédito
- "D" - Insuficiente - 40 a 59% de aproveitamento; sem direito a crédito
- "E" - Reprovado - 0 a 39% de aproveitamento; sem direito a crédito
Após a etapa de conclusão dos créditos em disciplinas e proficiência em língua inglesa, segue a etapa do Exame de Qualificação em que uma Banca Examinadora avaliará o trabalho de dissertação do Mestrado desenvolvido até esse momento. A última etapa do curso é composta pela apresentação da dissertação a uma Banca Examinadora, em sessão pública. O exame de Qualificação e a defesa de Dissertação serão realizados por uma banca composta por no mínimo, três e, no máximo, quatro membros, incluindo o orientador. A integralização dos créditos e a aprovação da Dissertação conferem o título de mestre em Química.
Bolsas de estudos:
Com relação à bolsa para mestrado, verifique as especificidades nos editais de processo seletivo de ingresso ou no item Bolsas.
O(a) ingressante deverá apresentar curso de graduação de longa duração (graduação plena) concluído e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), na área de Química. Excepcionalmente, mediante autorização do Colegiado, poderão ser aceitos cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo MEC, de áreas correlatas, tais como: Ciências Farmacêuticas, Bioquímica, Biotecnologia, Física e Engenharias.
Normas gerais:
Resolução 03/2020 do CONPEP - Novo Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Química