Acontece

V Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia

Docentes do PPGQUI têm premiações nas Categorias 2 e 5
por Mayta Mamede Negreto Peixoto
Publicado: 17/11/2025 - 09:56
Última modificação: 17/11/2025 - 10:23

 

O PPGQUI parabeniza os docentes e discentes que foram premiados no V Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia, realizado entre os dias 4 e 13 de novembro de 2025.

Na Categoria 2 – Prêmio Destaque UFU em Iniciação Científica e Tecnológica - Professor Milton Santos, na Área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, foram duas premiações.

O prêmio é um reconhecimento da qualidade e da relevância dos trabalhos desenvolvidos e de suas contribuições para o avanço da pesquisa científica na UFU.
 

 

Yugo Satoshi Nagao da Mota e o Prof. Sidnei Gonçalves da Silva

Vencedor: Yugo Satoshi Nagao da Mota
Orientador: Sidnei Gonçalves da Silva
Título da Pesquisa: Desenvolvimento de um dispositivo modular com conexão remota para análises fotométricas em tempo real

 

Bruna Bezerra de Melo

Menção Honrosa: Bruna Bezerra de Melo
Orientador: Anizio Marcio de Faria
Título da Pesquisa: Preparação, caracterização e aplicação de sorventes monolíticos poliméricos funcionalizados para extração em ponteira descartável de ceftiofur em amostras de leite

 

 

Na Categoria 5 - Prêmio UFU de Destaque Pós-Doutoral Crodowaldo Pavan, o Prof. Dr. Rafael Aparecido Carvalho Souza foi o vencedor.

Rafael Aparecido de Carvalho Souza

O prêmio foi concedido aos pós-doutorandos que se destacam pela relevância e impacto de suas pesquisas. O trabalho premiado, desenvolvido no Instituto de Química sob supervisão do Prof. Dr. Antonio Otavio de Toledo Patrocínio, apresentou uma abordagem inovadora para a produção de hidrogênio verde utilizando resíduos agroindustriais reais, como a flegmaça — subproduto abundante da produção de etanol — e o glicerol bruto da indústria de biodiesel. A partir do desenvolvimento de fotoanodos de BiVO₄ dopados com nióbio, o estudo demonstrou expressivos ganhos de desempenho e estabilidade, além de revelar mecanismos importantes sobre a conversão fotoeletroquímica desses resíduos. Os resultados evidenciam o potencial da tecnologia para transformar passivos ambientais em energia limpa, fortalecendo a UFU como referência em pesquisa voltada à sustentabilidade e energia renovável.