Acontece

Prof. Celso Rezende do PPGQUI participa de evento organizado pelo Brasilien-Zentrum da Universidade de Tübingen

DOENÇA DE CHAGAS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE NOVOS FÁRMACOS
por Raquel Maria Ferreira de Sousa
Publicado: 01/07/2021 - 19:09
Última modificação: 08/07/2021 - 17:18

 

 

O Professor  Celso de Oliveira Rezende Júnior da Universidade Federal Uberlândia (UFU) e do PPGQUI participou como palestrante do Brasilien-Zentrum da Universidade de Tübingen no evento “Doença de Chagas: desafios e estratégias para desenvolvimento de novos fármacos”. O evento ocorreu na quarta-feira, 23 de junho de 2021, 3 PM Brasil - 8 PM Alemanha.

A doença de Chagas, descoberta em 1909 pelo médico brasileiro Carlos Chagas, é um dos principais problemas socioeconômicos enfrentados na América Latina. Esta doença, causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi, acarreta consequências devastadoras em termos de morbidade e mortalidade humana, principalmente em países em desenvolvimento. Os fármacos disponíveis para o tratamento desta doença apresentam baixa eficácia, resistência e efeitos colaterais graves.
Neste seminário foi abordado os principais desafios na descoberta e desenvolvimento de novos fármacos contra esta doença e será apresentado resultados obtidos utilizando duas estratégias de planejamento de fármacos: método baseado na estrutura do receptor (enzima cruzaína) e método baseado na estrutura do ligante (derivados de aminobenzimidazóis e sulfonilpiperazinas).

Mais informações: https://www.dwih-saopaulo.org/pt/event/doenca-de-chagas-desafios-e-estrategias-para-desenvolvimento-de-novos-farmacos/