Acontece

Seminários PPGQUI - 25/10/2024 - sexta-feira às 08:00 horas

Empreendedorismo
por Raquel Maria Ferreira de Sousa
Publicado: 24/10/2024 - 09:30
Última modificação: 24/10/2024 - 09:35

Pessoal

Na sexta-feira (25/10/2024) teremos a apresentação de dois seminários e que serão transmitidos remotamente, abaixo seguem as informações:

08h00: "Estação 3D - Nem uma origem, nem um destino"  Prof. Dr. Matheus Pereira Postigo (UTFPR-PG)

  • link: Link da videochamada: https://meet.google.com/orv-gqut-phz
  • Resumo: O Projeto Estação 3D foi criado em 2023 com o propósito de levar impressão 3D ao público que normalmente não tem contato com esse tipo de tecnologia: escolas públicas, centros comunitários e penitenciárias, como forma de reinserção profissional. Seu formato foi pensado para oferecer desde uma simples mostra de impressões até treinamentos mais avançados em manutenção de impressoras e modelagem 3D, dependendo somente do que o público-alvo deseja. Além disso, sua proposta é mostrar a versatilidade da modelagem e impressão 3D na educação, produzindo ferramentas didáticas nas áreas de química, física, matemática, geografia e música, entre outras.
  • Currículo: Bacharel em Química pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), mestre em Física Biomolecular pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), doutor em Química Analítica pelo IQSC-USP em parceria com a Embrapa Instrumentação e pós-doutorado no IFSC-USP em parceria com Embrapa Instrumentação e Leiden Universiteit (Holanda). Atualmente professor e chefe do Departamento Acadêmico de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Ponta Grossa, atuando nas disciplinas de Química Geral e Química Analítica, membro da Comissão de Sustentabilidade do Campus UTFPR-PG, responsável químico pelo campus, consultor de prototipagem da SprinT-PG (Incubadora de Inovações da UTFPR) e coordenador do projeto de extensão Estação 3D e do projeto de pesquisa para desenvolvimento de instrumentação analítica usando impressão 3D e Arduino.

10h00: "Da academia ao empreendedorismo, uma jornada de trabalho e realizações"  Carenina Vidotte Plaza (diretora científica na Lynoume Consultoria Científica)

  • link: https://meet.google.com/dgd-xowv-osa
  • Resumo: Quando crianças, a pergunta que nos toma é “o que serei quando crescer?”. Depois a gente cresce, escolhe (ou não) uma graduação que provavelmente será sua profissão e nos deparamos com uma infinidade de opções e áreas, então vem uma outra pergunta, “o que devo seguir?”. Não bastasse tantas dúvidas na cabeça, logo aparece mais uma, “devo seguir uma carreira acadêmica ou me jogar na indústria? Será que gosto de pesquisa?”.
    Nesta palestra vamos bater um papo bastante descontraído e com muita troca de experiência com uma pessoa que experimentou e acredita que o profissional deve conhecer e se aventurar em todas as áreas, pois, por mais “maluco” que pareça e, por mais que a dinâmica da sensação imediatista em que vivemos hoje nos faça pensar o contrário, sempre há tempo para “errar” e sempre estamos prontos para mudar o rumo de nossa jornada.
    Agora em primeira pessoa, quando iniciei minha graduação em química, tinha a certeza de que meu destino seria o acadêmico, ao finalizar meu mestrado, pensei em experimentar o mundo coorporativo, e então me joguei nele. Mas após mais de 10 anos dentro do mundo CLTista, resolvi empreender, fundando e fazendo com que a Lynoume Consultoria Científica crescesse e conquistasse seu espaço. Neste bate-papo, irei contar toda a minha trajetória, experiências e pensamentos que tive durante toda minha jornada profissional até hoje. Vamos comigo?
  • Currículo: Bacharel e Licenciada em Química, mestre em Química, especialista em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica e Gestão Estratégia de Negócios, e Tecnóloga em Viticultura e Enologia. 
    Possui mais de 20 anos de experiência em cromatografia, principalmente com desenvolvimento de métodos quantitativos e estudos regulados voltados para a indústria farmacêutica, onde atuou sempre no setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D), tendo a oportunidade de participar de todas as etapas de lançamento e pós registro dos medicamentos, passando por quatro empresas nacionais, dentre elas, duas líderes no mercado de genérico e empresa líder em prescrição médica.
    Atualmente atua como diretora científica na Lynoume Consultoria Científica, empresa que presta principalmente, mas não apenas, serviços para os setores de P&D das Indústrias farmacêuticas, desde relatórios que compões o dossiê regulatório até etapas experimentais para lançamento ou investigação de produtos.