As atividades desenvolvidas pelo LABREPOL consistem em:
Isolamento, caracterização e desenvolvimento de novas aplicações às macromoléculas vegetais, dando ênfase em materiais derivados de recursos renováveis, com objetivo de produção de materiais poliméricos e derivados com valor agregado. Atua também em projetos voltados à cadeia produtiva de Bioetanol e Biodiesel. Estudos de pré-tratamentos de materiais lignocelulósicos visando sua aplicação na produção de etanol de segunda geração.
Modificação química destas macromoléculas, desenvolvimento de novos materiais derivados de resíduos de fontes renováveis para aplicações como materiais poliméricos para aplicações diversas, tais como em compósitos, nanocompósitos, nanofibras, nanopartículas esféricas e membranas. Novos materiais poliméricos e derivados com aplicações, como por exemplo, na remediação de águas, membranas para regeneração periodontal, filmes (embalagem) alimentícios, etc.
Reciclagem de polímeros de fontes não renováveis (PVC, PET, PS, etc.) com objetivo de sustentabilidade ambiental. Produção de matrizes alternativas para a liberação de drogas, membranas para a ultrafiltração e osmose reversa, derivados celulósicos para o tratamento de efluentes da indústria de biodiesel e esgoto.
Aproveitamento de resíduos industriais e urbanos. Reciclagem de polímeros (Resíduos agroindustriais para a produção de derivados celulósicos e polímeros sintéticos como o poliestireno para produção de poliestireno sulfonado). Caracterização fisico-química de polímeros.
Modificação estrutural de polímeros pós-síntese, caracterização físico-química de polímeros, cristalização em polímeros, estudo de sistemas nanoestruturados, processamento de termoplásticos, monômeros multifuncionais e polímeros modificados utilizando radiação gama, sínteses de polímeros de fontes renováveis, polímeros naturais (biopolímeros) e desenvolvimento de novos materiais.
Áreas de atuação:
Valorização de macromoléculas vegetais;
Isolamento, caracterização de novas aplicações de macromoléculas vegetais, dando ênfase em materiais derivados de recursos renováveis;
Estudos de pré-tratamentos de materiais lignocelulósicos visando sua aplicação na produção de etanol de segunda geração;
Aplicação de materiais poliméricos nos processos de produção de biodiesel;
Avaliação das correlações entre estrutura, processamento, propriedades e desempenho de polímeros sintéticos e naturais;
Desenvolvimento de nanocompósitos para conversão ascendente de energia baseados em polímeros de fontes renováveis;
Estudos de metodologias de modificação de polímeros pós reator para distintas aplicações;
Desenvolvimento de novos materiais como embalagens e membranas sustentáveis a partir de polímeros naturais e/ou sintéticos;
Desenvolvimento de sistemas poliméricos para aplicação como biomateriais (hidrogéis).